21 de junho de 2011

eu contigo e tu comigo



"Eras tão diferente de mim, tão diferente daquilo a que estava habituada! E, estranhamente, estupidamente talvez, dei comigo a sentir uma espécie de segurança, de conforto desconhecido, naquele entendimento que impuseste para que não vinha preparada: tu guiavas e eu animava-te, tu decidias e eu apoiava, tu cozinhas e eu punha a mesa. E, agora, tu adormecias como uma pedra, destroçado e exposto sem defesas, e eu deitei-me ao teu lado e abracei-te. Não, não era disto que eu estava à espera: não estava à espera de te ver assim, caído sem defesa nem disfarce, e de sentir esta vontade incrível de me encostar a ti, como se tu fosses uma parede e eu o seu contraforte. 
(...) Mas foi então que percebi que não eras apenas tu que me protegias, mas que também tinha que te proteger: também tu precisavas de mim ao teu lado, das minhas conversas ou do meu silêncio; dos nossos risos e gargalhadas ou dos nossos amuos e discussões; da minha mão, quando estendias a tua só para sentir que não estavas sozinho (...)"

in No Teu Deserto, Miguel Sousa Tavares

9 comentários:

Vanessa ൪ disse...

O 'Viagem a capri' princesa? Nem por isso, tem 330pág se não me engano, mas cativa-te de uma maneira que lês rápido. eu li-o numa semana :)
Pessimamente :s é possível que vá à segunda fase :x e a ti?

PauloSilva disse...

AI QUE LINDO!

«Não, não era disto que eu estava à espera: não estava à espera de te ver assim, caído sem defesa nem disfarce, e de sentir esta vontade incrível de me encostar a ti, como se tu fosses uma parede e eu o seu contraforte. » - AMEI!

Mariana disse...

Mas que lindo excerto, que lindo mesmo!

Vanessa ൪ disse...

Tenho esse livro aqui para ler :)

Marta ☮ disse...

Adoro, o Miguel Sousa Tavares escreve tão bem *.*

L' disse...

Universidade do Porto :)

PauloSilva disse...

Assim parece (:

PR" disse...

Este livro é delicioso! :)

Obrigada, querida (atrasados ou não, o que conta é a intenção :) )
Beijinhos**

Mafalda disse...

Gostei do teu blog:)