27 de junho de 2010

escritora barcelense

Sei que é do vosso total desconhecimento e que aqui não há ninguém que seja de Barcelos (à excepção da Ana Luisa). Mas eu considero-me, em parte, como sendo de Barcelos e por isso estas coisas despertam-me um interesse tremendo. Saber que uma escritora que nasceu na terra de onde eu também me considero nativa (e, quem sabe, um dia irei para lá viver. já estive mais longe e tem sido um assunto que tem vindo à baila muitas vezes ultimamente) é a maior escritora barcelense é de um orgulho enorme, para mim. Esta senhora é madrinha do meu pai e já tive o prazer de estar com ela, infelizmente numa altura menos boa, pois foi no funeral da sua mãe, e confesso que isso não me alegra muito. É amiga da minha família paterna, diga-se de passagem que nos consideramos família porque as ligações são muito próximas e fortes.
Aqui fica a noticia:

A Câmara Municipal de Barcelos, em Reunião de Câmara de 18 de Junho de 2010, deliberou atribuir uma Medalha de Mérito Cultural – Grau Prata, a Maria do Pilar Figueiredo, pelo contributo dado à literatura e à cultura barcelenses.
Maria do Pilar Figueiredo é natural de Cambeses, e tem uma vasta obra literária sendo a autora barcelense com mais livros publicados:
O Vento e as Raízes (1972)
Horizontes de Bruma (1974) (já li)
Rosa Rosae (1984)
Tempo Matinal (1988)
Recta Final (1991)
Telha Mourisca (1992)
Uma Terra, Outra Terra (1993)
Goa, A Terra e o Mito (1994)
Pedra Angular (1996)
Latitude Zero (1999)
Cambeses e o seu Couto (2000) (já li)
Compasso Ternário (2001)
Alfredo Carvalhães (2002)
Tempo de Névoas (2002)
Anatomia de um Estágio Pedagógico (2004)
O Azul do Glaciar (2006)
A Doce Flor do Hibisco (2007)
O Seixo Branco (2007)
Lua de Sal (2008)
O Gato Pardo (2008)
Montes e Fontes (2008) (QUERO LER!!)
Passagem de Nível (2004)- Romance que retrata o despertar de uma pacata aldeia minhota para as lutas partidárias após o 25 de Abril, onde se pode ler uma agradável descrição da Procissão dos Passos. (QUERO LER!!)


in,
http://noticiasdecambeses.blogspot.com/

E agora, gente, vou almoçar e preparar-me psicologicamente para o grande jogo Alemanha-Inglaterra. Espero que seja um jogo decente de se ver, com futebol bonito e empolgante! Que seja tudo menos como o Brasil-Portugal que foi um jogo de merd*, sem futebol decente e à base de faltas. Uma treta, entenda-se.
O jogo é às 15h00, para quem estiver interessado, e, se não me engano, será transmitido pela RTP1. É um jogo que vale a pena ver.

6 comentários:

Ana Luísa disse...

eu sou de barcelos fofita :p

PauloSilva disse...

Esperemos que seja um melhor jogo, sim :)

Ana Luísa disse...

sim, nasci em barcelos e vivo em barcelos :)

Helena de Tróia ♥ disse...

obrigada , eu gosto muito :D
vou seguir.

V'Andreia disse...

Eh mesmo, rapazes são uns indecisos -.-
à que esperar .

Obrigada pelas palavras :)

lolla ramona (: disse...

oooi, adorei o blog ;
estou seguindo se quiser retribuir;
uma ótima segundo feira !
beisers *-*